José Estrangeiro troca SR Carmarnal por CO Oeiras
José Estrangeiro já não é atleta do SR Carmarnal. Após duas épocas a envergar a camisola do clube de Alenquer, aquele que é considerado como uma das promessas do Duatlo e Triatlo nacional – a par de Anaís Moniz e João Silva –, passará a representar o Clube Olímpico de Oeiras. O contrato será válido apenas para a próxima temporada.
O duatleta e triatleta explicou que a mudança de clube deveu-se "às melhores condições que o Clube Olímpico de Oeiras" lhe dava.
O atleta analisou 2006 e considerou-o um ano "com altos e baixos", porque por um lado os objectivos não foram cumpridos "nomeadamente as classificações, abaixo das expectativas, obtidas nos Campeonatos Mundial e Europeu de Triatlo, assim como no Mundial de Duatlo" mas, por outro, "as medalhas obtidas no Europeu de Duatlo foram o ponto mais alto da época".
Ao nível do seu progresso competitivo, Estrangeiro está muito satisfeito com a evolução registada na Natação; contudo, lamenta que a mesma progressão não se tenha feito sentir no Atletismo e também no Ciclismo.
José Estrangeiro começou a praticar as modalidades (Duatlo e Triatlo) há três anos no Sport União Colarense; a partir daí não parou. A evolução foi rápida, e hoje em dia Portugal tem mais um jovem atleta na alta roda das modalidades.
Integrado no projecto Olímpico para os Jogos em Londres, Estrangeiro considera a próxima temporada como "muito importante" porque "2007 é ano pré-olímpico. Todos se vão esforçar por garantir o apuramento para os JO's de Pequim. Como sou júnior, ainda não faço parte da elite; contudo, existe a possibilidade de dar o salto e tentar a qualificação. Tudo dependerá dos resultados internacionais que conseguir agora nesta fase inicial da época. Será um período vital, porque necessito de angariar o maior número de pontos possível".
Em termos nacionais, o jovem atleta quer "recuperar os títulos nacionais júniores de Triatlo e Duatlo, que conquistei em 2005".
O jovem reforço do CO Oeiras é um excelente duatleta e triateleta mas, se tivesse que optar por uma das modalidades, Estrangeiro não tinha dúvidas em escolher o Triatlo porque lhe "possibilita estar em forma" e é o que gosta mais de praticar. Mesmo assim o atleta faz "Duatlo de um modo ocasional".
Por João Miguel Pereira, jornalista "Sport Blog"